Quem tem diabetes pode comer maçã?

Entenda se quem tem diabetes pode comer maçã ou se a fruta pode oferecer riscos para a saúde de quem sofre com essa doença!

FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de benéfica para a saúde, será que a maçã pode ser ingerida por quem tem diabetes sem problemas? - pamelasphotopoetry / iStock
Apesar de benéfica para a saúde, será que a maçã pode ser ingerida por quem tem diabetes sem problemas? - pamelasphotopoetry / iStock

A alimentação é um dos pontos centrais e que merecem mais atenção quando se trata de pessoas diabéticas, afinal, para manter os níveis de açúcar sob controle é necessário ter uma dieta regrada e com algumas restrições.

As frutas podem ser ótimas para a saúde e proporcionar uma série de benefícios que ajudam na manutenção do corpo e um dos frutos mais populares é a maçã. Fácil de ser encontrada e saborosa, essa fruta é famosa pela sua capacidade de contribuir positivamente para a saúde, mas será que isso também se aplica para quem tem diabetes?

Para entender se os diabéticos podem incluir maçã na rotina alimentar, é necessário entender que quando se trata de uma dieta para alguém que sofre com o diabetes, os alimentos que devem ser priorizados são aqueles com nível glicêmico baixo.

Também é imprescindível levar em consideração o tipo do diabetes! Usualmente, pessoas com diabetes do tipo 1 e 2 possuem um pouco mais de flexibilidade alimentar, portanto, podem ingerir algumas frutas de forma moderada sem maiores problemas.

Mas afinal, a maçã faz bem para quem tem diabetes? A resposta mais curta é que sim, a maçã pode ser ingerida e também pode ser benéfica para os diabéticos. 

A maçã é uma fruta que possui um baixo índice glicêmico, o que a torna uma excelente opção para ser incluída na dieta tanto de pessoas diabéticas, quanto de quem deseja perder peso. Além disso, a fruta é rica em fibras, o que pode contribuir para um melhor funcionamento intestinal. Conheça mais benefícios que a maçã pode proporcionar!

Justamente por possuir uma composição rica em fibras, como a pectina, a maçã pode inclusive contribuir para controlar os níveis de açúcar no sangue. As fibras acabam absorvendo a glicose e podem ser grandes aliadas na hora de controlar a glicemia.

Apesar de benéfica para a saúde de quem tem diabetes, é necessário ter cautela e consumir maçã com moderação. Contar com o acompanhamento profissional de um nutricionista é essencial para a saúde de quem sobre com o diabetes.


Fontes: