Inacreditável! Pesquisa aponta que a população mundial tem ingestão inadequada de nutrientes essenciais

Estudo alerta para a nutrição pobre e inadequada de nutrientes que são considerados fundamentais para a saúde humana!

FacebookTwitterWhatsApp

fizkes / iStock
fizkes / iStock

Uma nova pesquisa aponta que há 15 nutrientes que a população do mundo inteiro ingere de forma inadequada, preocupando os especialistas! Esse dado alarmante foi apontado através de pesquisa colaborativa pelas instituições Harvard, University of California Santa Barbara, Tel Aviv University, Global Alliance for Improved Nutrition e Instituto Nacional de Salud Publica do México.

A alimentação é fundamental para uma boa saúde e isso não é novidade para ninguém. Uma nutrição adequada se mostra primordial para o bom desenvolvimento de crianças e jovens, assim como para o bom funcionamento do organismo.

Entretanto, no ensaio feito pelas instituições mencionadas acima, ficou constatado que bilhões de pessoas possuem deficiências em 15 micronutrientes. Fique conosco para entender mais sobre a pesquisa.

Conheça os nutrientes que a população mundial tem ingestão inadequada

Os micronutrientes incluem vitaminas e minerais, substâncias das quais o nosso organismo necessita em quantidades pequenas para funcionar de forma correta.

Um dos autores da pesquisa, Christopher Golden, professor de Nutrição e Saúde Planetária da Harvard School of Public Health, declara: “O estudo fornece evidências robustas de que os sistemas alimentares atuais não estão atendendo nossas necessidades de forma adequada. É crucial reavaliarmos e reformarmos nossos sistemas alimentares para que sejam mais sustentáveis, nutritivos e benéficos para a saúde”.

Os dados do estudo são alarmantes! A pesquisa aponta, por exemplo, que cerca de 5, 1 bilhão de pessoas ao redor do globo, o que equivale a 68% da população do planeta, possui uma ingestão inadequada de iodo. Outros nutrientes que também foram apontados como sendo alguns dos mais preocupantes são:

  • Vitamina E: 5 bilhões (67%)
  • Cálcio: 5 bilhões (66%)
  • Ferro: 4,9 bilhões (65%)
  • Niacina: 1,7 bilhão (22%)
  • Tiamina: 2,2 bilhões (30%)
  • Magnésio: 2,4 bilhões (31%)

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a deficiência de micronutrientes pode refletir na saúde de uma grande variedade de formas, podendo causar anemia ou levar até mesmo à cegueira.