Arroz integral engorda? Saiba a verdade

Entenda se é verdade que o arroz integral engorda ou se esse grão pode mesmo beneficiar dietas de emagrecimento!

FacebookTwitterWhatsApp

Khosrork / iStock
Khosrork / iStock

Quem está lutando contra a balança e visa atingir o peso ideal sabe que a alimentação pode ser o grande segredo do sucesso, não é mesmo? Os alimentos integrais acabam sendo uma fonte de dúvida quando se trata de alimentos para dieta.

Quando se trata de dietas de emagrecimento, o arroz integral acaba sendo uma das figuras mais presentes e gera controvérsia, afinal, será mesmo que esse alimento pode ajudar a perder peso, ou ele engorda?

Analisando o arroz integral de perto e comparando ele com o seu primo próximo, o arroz branco, pode parecer que as diferenças não sejam tão grandes. Ambos os alimentos são fontes de carboidratos e podem fornecer valores energéticos similares para o organismo.

No entanto, se você olhar de perto, os valores nutricionais dos dois tipos de arroz são bem diferentes! Em entrevista ao Terra, a nutricionista Caroline de Salve explica: "Trata-se de um grão descascado não-polido que preserva todos os seus nutrientes. Contém textura fibrosa, sabor amendoado e requer um cozimento mais longo. Possui proteínas, sais minerais, entre eles, fósforo, ferro e cálcio, vitaminas do complexo B, fibras e maior quantidade de gordura benéfica à saúde".

A profissional destaca que o arroz integral conta com um valor nutricional muito superior ao do arroz comum e se difere na quantidade de fibras presentes em sua casca! As fibras são fundamentais para o bom funcionamento do intestino e para o controle do apetite, contribuindo para quem deseja comer menos e emagrecer.

Mas e aí, o arroz integral engorda? Se for consumido de forma excessiva, o alimento pode sim acabar contribuindo para o ganho de peso. Por isso, é importante destacar que apesar de ser benéfico, o consumo de arroz deve ser moderado e consciente.

Quanto ao emagrecimento, a especialista explica: "O arroz integral possui baixo índice glicêmico, ou seja, é convertido em açúcar no sangue lentamente, ao contrário do arroz branco. Ele prolonga energia e garante mais saciedade, sendo um grande aliado no processo de emagrecimento".

Para atingir o emagrecimento desejado, é preciso seguir uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas. Contar com acompanhamento de profissionais da saúde é fundamental para assegurar uma perda de peso saudável.