Saiba o que são os alimentos probióticos e conheça algumas das opções mais populares deles para que possa incluir na sua dieta!
Você provavelmente já viu alguma propaganda de iogurte alegando que o produto é um alimento probiótico, não é mesmo? Esse termo pode gerar muita dúvida, mas os alimentos probióticos vem se tornando cada vez mais comuns e nós vamos te auxiliar a entender o que eles são.
Os alimentos categorizados como sendo probióticos são todos aqueles que contém microrganismos vivos em sua composição. A ingestão desses alimentos pode beneficiar a saúde intestinal, contribuindo para a flora intestinal, para o fortalecimento da barreira do intestino e até mesmo afetando positivamente o sistema imunológico.
Segundo a nutricionista Larissa Almo em entrevista ao Metrópoles, os microrganismos mais conhecidos e comuns de serem encontrados em alimentos probióticos são os Lactobacillus e Bifidobacterium. Continua conosco para conhecer alguns alimentos probióticos!
Postagens relacionadas
Esses alimentos listados podem ser facilmente incluídos na sua rotina alimentar e assegurar benefícios para a sua flora intestinal.
Essa bebida fermentada é feita de chá preto ou verde e tem se tornado bastante popular devido aos seus potenciais benefícios à saúde. Durante o processo de fermentação, uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras (SCOBY) gera probióticos, ácidos orgânicos e antioxidantes. Estudos corroboram com a teoria de que o kombucha possui essas propriedades!
O kefir é uma bebida fermentada, cremosa e oriunda das montanhas do Cáucaso, entre a Europa e a Ásia. Com um sabor ácido, ela é considerada um alimento probiótico completo, abundante em cálcio e vitaminas do complexo B, contribuindo para a manutenção de uma flora intestinal saudável.
O iogurte pode contribuir para a perda de peso e o controle do apetite! Através das propriedades probióticas, esse alimento é produzido a partir do leite fermentado e pode incluir frutas ou outros ingredientes adicionais. Além disso, o iogurte natural é rico em proteínas, vitaminas e minerais, e contém lactobacilos e bifidobactérias, micro-organismos que oferecem benefícios ao organismo.