Uso de celular causa câncer? Entenda o que diz estudo

Veja se é verdade que o uso do aparelho celular causa câncer ou se os smartphones não representam riscos para a saúde.

FacebookTwitterWhatsApp

fizkes / iStock
fizkes / iStock

Os celulares se tornaram utensílios que mais parecem uma extensão da nossa individualidade, não é mesmo? Os aparelhos passam o dia todo conosco e o tempo de uso dos smartphones é cada vez maior, mas há quem diga que o uso dos aparelhos de celular podem causar câncer.

Em 2013, a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC) chamou a atenção para o fato de que a exposição a campos eletromagnéticos de radiofrequência como um fator determinante para o desenvolvimento de câncer. Isso fez com que fosse levantado um alerta sobre o uso dos aparelhos de celular! 

Por conta desse fato, a Organização Mundial da Saúde (OMS) encomendou uma série de estudos e revisões de pesquisas a fim de comprovar se há relação entre o uso de aparelhos celulares e o câncer cerebral. 

Uso de celular causa câncer?

A revisão das 63 pesquisas publicadas entre o período de 1994 e 2022 permitiu que a  Organização Mundial da Saúde (OMS) reavaliasse os possíveis danos à saúde causados pela superexposição às ondas de radiofrequência. 

A análise dos ensaios científicos chegou a conclusão que não há uma comprovação que ligue o desenvolvimento de câncer de cabeça, nem glioma, mieloma ou neuroma acústico, tanto em adultos quanto em crianças. O professor líder da revisão, Ken Karipidis, pontuou: “Quando a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) classificou a exposição às ondas de rádio como um possível agente cancerígeno para humanos em 2013, ela se baseou amplamente em evidências limitadas de estudos observacionais em humanos”.

O acadêmico conclui: “Esta revisão sistemática de estudos observacionais humanos é baseada em um conjunto de dados muito maior comparado ao examinado pelo IARC, que também inclui estudos mais recentes e abrangentes, então podemos estar mais confiantes de que a exposição a ondas de rádio de tecnologia sem fio não é um risco à saúde humana”.