Pesquisa aponta quais são as frutas que podem aumentar ou diminuir o risco do diabetes na infância, saiba tudo sobre esse estudo!
O diabetes está entre as doenças mais temidas e que evitamos a todo custo! Quando se pensa em prevenir o diabetes, a alimentação é o ponto chave. Evitar a ingestão de alguns alimentos e apostar na inclusão de outros que possam contribuir no controle dos níveis de açúcar no sangue podem ser algumas alternativas eficazes.
Uma nova pesquisa chegou para revolucionar a nossa noção de alimentos que contribuem para combater o diabetes. No ensaio científico, são apontadas algumas frutas que, quando consumidas durante a infância, podem aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 1 e quais também podem prevenir a doença.
Apresentada na reunião anual do European Association for the Study of Diabetes (EASD), os autores da pesquisa afirmaram acreditar que há alguns fatores que facilitam o desenvolvimento do diabetes tipo 1 em crianças, tais como predisposição genética e gatilhos ambientais, como a alimentação ou eventuais contaminações virais.
Postagens relacionadas
Os cientistas apontaram que há alimentos que são associados ao diabetes tipo 1, entretanto, devido à falta de comprovação, eles se debruçaram sobre o tema e conduziram um ensaio científico. A pesquisa foi conduzida na Finlândia e acompanhou cerca de 5.674 crianças desde o nascimento até os seis anos de vida.
Foram feitos registros alimentares dos pacientes pelos pais e responsáveis a fim de fornecer informações precisas sobre a dieta de todos ao longo de três meses. Ao final desse período, 94 das crianças desenvolveram diabetes tipo 1 e 206 acabaram desenvolvendo autoimunidade das células produtoras de insulina.
Os pesquisadores declararam: “As frutas vermelhas são particularmente ricas em polifenóis, compostos vegetais que podem atenuar a inflamação associada ao desenvolvimento do diabetes tipo 1”. Alguns outros alimentos apontados como sendo possíveis contribuintes para o desenvolvimento do diabetes incluem banana, aveia, produtos lácteos fermentados, e trigo.
Entretanto, a pesquisadora líder do ensaio científico pontua: “Por outro lado, as frutas podem conter substâncias nocivas que não ocorrem nas frutas vermelhas. Por exemplo, as frutas vermelhas podem estar livres de pesticidas encontrados em outras frutas”. Outros alimentos como o brócolis, a couve-flor e o repolho foram apontados pelos especialistas como possíveis aliados no combate ao diabetes tipo 1.