A canela é extremamente benéfica para a saúde, mas será que essa especiaria ajuda a controlar o açúcar no sangue? Vamos te contar se é verdade ou não!
A canela é uma especiaria aromática conhecida por possuir um sabor e aroma únicos. Além disso, ela também pode ser utilizada para temperar uma série de comidas e até mesmo para a confecção de bebidas, como chá. Mas você sabia que a canela pode ser benéfica para a saúde?
Rica em flavonoides, antioxidantes e podendo ser utilizada até mesmo para prevenir o câncer, doenças coronárias e inflamações respiratórias, a canela também é famosa por supostamente possuir propriedades que auxiliam no controle do açúcar do sangue!
A especiaria pode ser consumida através de sobremesas, comidas, chás e até mesmo de cápsulas, que vêm se tornando uma opção bastante popular na internet. Mas será que é verdade que a canela pode ajudar no controle do açúcar no sangue? Vamos ajudar você a entender.
Postagens relacionadas
Um novo estudo realizado com 18 participantes com sobrepeso, obesidade e pré-diabetes ao longo de 4 semanas investigou os efeitos de uma dieta com baixo teor de polifenóis. Durante esse período, metade dos participantes recebeu cápsulas de canela diariamente. Após o período de testes, constatou-se que os participantes que tomaram as cápsulas de canela apresentaram consistentemente níveis mais baixos de açúcar no sangue, enquanto o grupo controle não mostrou nenhuma alteração significativa.
Bem, a especiaria melhora o funcionamento do pâncreas, o órgão que é responsável pela produção de insulina. Através de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a canela faz com que o açúcar seja processado mais rapidamente, controlando a glicemia.
Portanto, conclui-se que sim, a canela pode auxiliar na hora de diminuir os níveis de glicose no sangue e pode ser uma aliada na hora de combater o diabetes! Entretanto, é essencial contar com a ajuda e o acompanhamento de nutricionista e endocrinologista para determinar dosagens e a eficácia do tratamento, afinal, cada caso é único.
* Matéria escrita por Thyago Murad e revisada clinicamente pela nutricionista Dra. Márcia França.