Veja dicas para se proteger do ar seco e poluído dadas por profissionais que vão assegurar a sua saúde durante os dias com ar poluído e tempo seco!
A poluição do ar está atingindo níveis alarmantes e é uma preocupação imensa para todos, em especial quem sofre com alergias e problemas respiratórios crônicos! A fumaça oriunda das queimadas, somada à onda de calor que está assolando o Brasil e o tempo seco, resultam em condições nada favoráveis para a saúde.
A fumaça e a poluição do ar podem afetar a saúde de todos, não apenas de pessoas sensíveis. As partículas podem trazer sintomas imediatos, como tosse e irritação ocular, como problemas maiores, como o câncer! Por isso, é extremamente importante saber como se proteger do ar seco e poluído. Fique conosco e veja dicas certeiras para se proteger.
Em entrevista à National Geographic, o médico Paulo Camiz compartilhou dicas sobre como se proteger dos efeitos do ar seco e poluído.
Postagens relacionadas
A pele corporal dos lábios é diretamente afetada pela poluição e tempo seco, portanto, manter os tecidos úmidos pode contribuir na diminuição do surgimento de rachaduras, machucados e até mesmo da coceira.
Essa recomendação é particularmente relevante durante os períodos de maior secura e poluição do ar, que costumam ocorrer no período entre 10h e 16h. Isso pode evitar maus estares durante a prática esportiva.
Para aumentar a umidade no ambiente, você pode usar umidificadores elétricos ou espalhar toalhas e panos úmidos pela casa. Uma outra excelente sugestão é colocar recipientes com água quente em diferentes áreas, permitindo que a água evapore e umidifique o ar.
O especialista recomenda o uso de sprays e soro fisiológico para hidratar e limpar as mucosas nasais. Isso pode contribuir para combater a rinite, o acúmulo de secreção nas vias aéreas e até mesmo prevenir sangramentos por ressecamento da mucosa.
Se manter bem hidratado é crucial o tempo todo, porém, especialmente em dias de mas em ar seco e poluído, isso se faz ainda mais importante. Aumente o consumo de água e inclua outros líquidos, como água de coco e sucos naturais em sua rotina diária.