Saiba se depressão tem cura e como a terapia pode ajudar no processo de recuperação dessa doença psíquica!
A depressão está entre as doenças que vem ganhando um número de diagnósticos cada vez maior! Conhecida na internet como “o mal do século”, essa condição psíquica se apresenta de diversas formas e pode afetar diretamente a vida de quem sofre com a doença.
Quando falamos da depressão, o espectro sintomático é amplo! O Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mental 5.ª edição (DSM-5), aponta que os os transtornos depressivos são marcados por sintomas como: presença de humor triste, vazio ou irritável, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam significativamente a capacidade de funcionamento do indivíduo.
Mas afinal, depressão tem cura? Assim como os males e enfermidades físicas, a depressão e outros transtornos psicológicos podem ser tratados a fim de controlar os seus sintomas, mitigando os danos e impactos causados. Continue conosco para compreender de quais formas a terapia pode contribuir para a melhora do quadro.
Postagens relacionadas
A resposta mais curta é sim! A depressão tem cura. Com o acompanhamento profissional adequado, a enfermidade mental pode ser tratada e curada. A terapia se destaca como uma das melhores formas de tratar a depressão, especialmente quando aliada ao uso de medicamentos.
A psicoterapia é fundamental para ajudar quem está sofrendo com essa doença psíquica a identificar gatilhos que levam a episódios depressivos. Normalmente, a terapia acaba sendo uma jornada de autoconhecimento e pode contribuir para que a pessoa que foi diagnosticada com depressão possa desenvolver habilidades e recursos mentais para lidar com os sintomas, contribuindo para que o indivíduo possa viver de forma funcional.
Com o passar do tempo e com o andamento do tratamento, eventualmente a terapia pode auxiliar a que o depressivo consiga reencontrar os prazeres da vida, bem como a recuperar o autocontrole perdido devido aos sintomas causados pela doença.
Tanto a terapia interpessoal quanto a cognitiva são fundamentais e benéficas no processo de cura da depressão.