Tomate é bom para a próstata? Saiba se isso é verdade

Saiba se é verdade que tomate é bom para a próstata e entenda o motivo pelo qual você deve incluir esse alimento na sua dieta hoje mesmo!

FacebookTwitterWhatsApp

Stivog / iStock
Stivog / iStock

O câncer de próstata está entre as condições mais comuns entre os homens acima dos 50 anos, afetando pelo menos metade da população de homens de meia idade. A condição acontece por fatores naturais, envelhecimento e genética. Mas e se nós te contássemos que um alimento super comum pode ajudar a combater os problemas na próstata?

É isso mesmo, o tomate é tido como um aliado da saúde da próstata. Um alimento versátil, o tomate pode ser utilizado no preparo de saladas, molhos, e como parte de uma série de pratos. De alto valor nutricional, esse fruto conta com uma composição rica em vitaminas, tais como as vitaminas C, A, B e K, além de alguns minerais como o fósforo, cálcio e potássio.

O alimento pode ser incluído na dieta e garantir uma série de benefícios para a saúde, tal como melhorar o aspecto da pele, auxiliar a saúde ocular e até mesmo diminuir a pressão arterial. E apesar de que muito se fala sobre o tomate ser um alimento que pode beneficiar a próstata, será que isso é verdade? Vamos te contar.

Tomate é bom para a próstata?

Há a crença popular de que ingerir tomate pode fazer bem para a próstata, prevenindo o câncer do órgão. Isso é verdadeiro! Estudos feitos pela American’s Cancer Society e publicado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, apontam que o tomate pode beneficiar a saúde da próstata.

Na pesquisa, ficou comprovado que o consumo de tomate in natura ou cozido pode prevenir o desenvolvimento de câncer de próstata. A publicação ainda destaca que em casos de pacientes que o câncer já estava diagnosticado, o consumo do tomate acabou desacelerando a progressão e desenvolvimento da doença em até 20%.

A coloração vermelha desse fruto chama a atenção, não é mesmo? Isso se dá devido ao licopeno presente no tomate. Essa substância é um antioxidante poderoso e é o responsável por neutralizar os radicais livres, que são responsáveis pela oxidação celular e podem causar o câncer.

Uma dieta rica em licopeno e antioxidantes pode contribuir não apenas para a prevenção do câncer de próstata, mas também na prevenção de outros tipos de câncer. Portanto, conclui-se que sim! O tomate é bom para a próstata.


Fontes / Pesquisas citadas: