Se exercitar à noite atrapalha o sono? Saiba o que diz estudo

Saiba se é verdade que se exercitar à noite atrapalha o sono de acordo com novo estudo científico!

FacebookTwitterWhatsApp

jacoblund / iStock
jacoblund / iStock

A prática de atividades físicas durante o período noturno é polêmica e gera dúvidas! Muitas pessoas acreditam que, apesar dos exercícios serem essenciais para a manutenção da saúde corporal e para o bem-estar, realizar exercícios de noite pode prejudicar o sono.

Essa crença é refutada por um novo estudo que sugere que na verdade, praticar exercícios de força e resistência durante a noite pode contribuir para a melhora no tempo total de sono! O ensaio científico foi publicado no periódico científico BMJ Open Sport & Exercise Medicine . 

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, analisaram o sono de 28 voluntários. A análise funcionou da seguinte forma: foram observadas as realizações de três minutos de exercícios de resistência de dificuldade simples em intervalos de 30 minutos durante quatro horas no período após às 17 horas.. Algumas das atividades executadas foram agachamento, elevação de  panturrilha e elevação de joelho.

Após esse teste, os cientistas se debruçaram sobre a função de avaliar a lógica reversa: eles analisaram o tempo de sono dos voluntários após quatro horas deles sentados, o que é tido como sedentarismo. 

Os resultados da observação apontaram que após a prática de exercícios, os voluntários dormiram por 29,3 minutos a mais em comparação à análise do dia no qual não fizeram atividade física. Os autores da pesquisa ainda apontam que o sedentarismo está ligado a problemas severos de saúde, como o diabetes e as doenças cardiovasculares.

Há especialistas da saúde que comentam que os exercícios físicos demasiadamente demandantes não são recomendados para serem praticados antes de dormir! O especialista médico Marcelo Rabahi afirmou à CNN: “Em geral, fazer exercícios de impacto ou muito intensos perto da hora de dormir pode atrapalhar o sono. Mas há ressalvas: eventualmente, a pessoa só tem o horário noturno para fazer o exercício. Se formos colocar na balança os benefícios para a saúde, é melhor fazer a atividade física”.

O especialista ainda aponta que é necessário realizar atividades físicas em períodos e na frequência que seja confortável para você, sem atrapalhar a sua rotina de sono. Ele ainda reforça a importância de não deixar de se exercitar, mesmo que a noite, e recomenda: “Se perceber que está demorando a pegar no sono, aí sim deverá mudar a intensidade do exercício físico ou eventualmente o horário”.