Pimentão: verde, amarelo ou o vermelho? Saiba as diferenças

Entenda quais as principais diferenças dos tipos de pimentão e saiba qual escolher na hora de comprar!

FacebookTwitterWhatsApp

Urbanscape / iStock
Urbanscape / iStock

O pimentão se destaca por ser um legume versátil e que é facilmente encontrado em todo o país! Além disso, o alimento é saboroso e pode ser usado em uma série de receitas, possuindo uma ótima variedade de modos de preparo.

Ideal para ser introduzido na dieta de quem deseja ter uma alimentação mais saudável e até mesmo emagrecer, esse legume se destaca por ser extremamente benéfico para a saúde. O pimentão contém fibras, minerais e vitaminas que são essenciais para um bom funcionamento do organismo e assim como o alho, pode beneficiar a saúde.

Sabemos que na hora de comprar pimentão pode surgir uma dúvida, qual tipo do legume é mais saudável, o vermelho, o verde ou o amarelo? Vamos ajudar você a entender as principais diferenças e particularidades entre os tipos de pimentão.

Entenda as diferenças entre os tipos de pimentão

Todos os tipos desse legume são benéficos para a saúde, porém, cada um deles possui particularidades incríveis que você não pode deixar de saber.

Pimentão verde

Essa variação do legume é a mais comum e costuma ter o preço mais baixo! Na composição nutricional, é possível encontrar vitamina E, betacaroteno e carotenóides em abundância. A vitamina B, o potássio e o fósforo também se fazem presentes em boas quantidades nesse legume.

Pimentão amarelo

A variação amarelada do pimentão possui um valor nutricional relativamente similar ao verde, entretanto, com uma maior concentração de vitamina C em sua composição! O alimento também possui ação antibacteriana e termogênica. Segundo publicação da Uol, ingerir 100g desse pimentão já corresponde a 200% da quantidade diária de vitamina C indicada.

Pimentão vermelho

Com uma coloração que chama a atenção, o pimentão vermelho é rico em licopeno, um nutriente que pode ser um contribuinte para a prevenção de problemas cardíacos! O legume também conta com betacaroteno, vitamina C e ácido ascórbico em sua composição. Essa variação do pimentão é indicada para ser ingerida por quem tem psoríase e para quem sofre com diabetes.


Fontes: