Chá de canela é abortivo? Entenda os riscos da bebida

Saiba se é verdade que o chá de canela é abortivo e entenda quais são os riscos de consumir essa infusão tão famosa!

FacebookTwitterWhatsApp

Confira se é realmente verdade que essa bebida pode ser abortiva. - muzzyco / iStock
Confira se é realmente verdade que essa bebida pode ser abortiva. - muzzyco / iStock

Gostosos, fáceis de preparar e muito benéficos para a saúde, os chás podem ser grandes aliados para quem busca cuidar da saúde de forma natural. No entanto, há algumas infusões que podem acabar gerando efeitos negativos em pessoas com condições específicas, e isso se aplica principalmente às mulheres grávidas.

O chá de canela, em especial, é uma bebida que vem ganhando cada vez mais notoriedade entre as pessoas. A bebida é fácil de preparar e chama a atenção por ser bastante saborosa e um poderoso estimulante natural, auxiliando a começar o dia com muito mais disposição. Além disso, o chá de canela é termogênico, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e pode ser utilizado para combater uma série de doenças, tais como a diabetes, enfermidades coronarianas e até mesmo na prevenção do câncer.

Apesar de também ser tido como um grande aliado de quem tem útero e sofre com cólicas menstruais fortes, o chá de canela não deve ser consumido por gestantes. Isso porque a bebida pode acabar estimulando as contrações uterinas, o que pode acabar aumentando os riscos de aborto! Além disso, o consumo excessivo do chá de canela pode acabar provocando irritação nas mucosas.

Os efeitos ativos do chá de canela e outros tipos de chás ainda seguem sendo estudados, sendo assim o ideal é que gestantes evitem consumir este tipo de bebida. Caso você goste de beber chás e outras infusões, o ideal é procurar um nutricionista qualificado para ajudá-la a montar um cardápio que atenda às suas necessidades.


*Matéria escrita por Thyago Murad e revisada clinicamente pela nutricionista Dra. Márcia França.


Fontes consultadas: