Chá de alho: entenda os benefícios e veja como preparar

Saiba tudo sobre o chá de alho e entenda como essa infusão pode favorecer a sua saúde e manter gripes e resfriados longe!

FacebookTwitterWhatsApp

white_caty / iStock
white_caty / iStock

Os chás estão entre os remédios naturais favoritos de muita gente e você provavelmente já ouviu falar que o chá de alho pode ser tiro e queda contra gripes e resfriados, não é mesmo?

Essa infusão acaba sendo uma excelente opção para dar aquela reforçada na imunidade! Acessível, o chá de alho encanta pela facilidade de ser preparado, afinal, todo o mundo costuma ter alho em casa e pode fazer a infusão sem nem se preocupar em ir comprar os ingredientes.

A bebida pode tanto ser consumida pura, quanto mesclada com outros ingredientes para garantir um sabor e propriedades distintas. A variação de chá de alho, limão e mel acaba sendo um grande sucesso nas épocas mais frias, por exemplo.

Em se tratando das propriedades desse chá, a principal  delas é realmente combater os sintomas de gripes e resfriados! Isso acontece pois a alicina presente no alho é um antioxidante e anti-inflamatório poderoso, o que melhora a imunidade.

Outro uso dessa infusão é para controlar a pressão arterial. Segundo a nutricionista Isabella Farias em entrevista ao Globo Esporte, o chá de alho pode dilatar os vasos sanguíneos e ajudar a baixar a pressão. Esse efeito também se dá por conta da alicina. 

O chá de alho pode ser benéfico para aqueles pacientes com pressão alta, pois a alicina presente nele, além de fortalecer o sistema imunológico, atua como vasodilatadora, reduzindo a pressão e facilitando o fluxo sanguíneo.”, explica a especialista.

Aprenda a fazer chá de alho

Ingredientes:

  • 1 dente de alho (amassado)
  • 200 ml de água filtrada

Modo de preparo:

Ferva os 200ml de água, assim que atingir ponto de fervura, adicione os dentes de alho. Desligue o fogo e deixe a infusão descansar por pelo menos 3 minutos. Após esse período, coe o chá e pode consumir.

Observação: Se preferir, adicione limão e mel à mistura após coar o chá para então, consumi-lo.


Fontes: