4 benefícios da soja que você não conhece

Saiba quais são os principais benefícios da soja, esse legume que é um dos alimentos mais indicados para dietas veganas e vegetarianas!

FacebookTwitterWhatsApp

kuppa_rock / iStock
kuppa_rock / iStock

A soja está entre as opções de alimentos mais populares entre as pessoas que não comem carne! Versátil, barata, fácil de encontrar e saborosa, a soja surpreende pela quantidade de benefícios que pode trazer para a saúde.

Classificada como uma leguminosa, a soja é oriunda da ásia e é conhecida por ser uma fonte rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Pelo seu valor nutricional, o alimento é tido como um grande aliado do bem-estar.

Algumas das formas de consumo da soja são o leite feito a partir dela e até mesmo queijo, como é o caso do tofu. Logo, se você deseja incluir a soja na sua alimentação e quer entender quais benefícios ela pode proporcionar, continue conosco.

4 benefícios da soja

Entenda algumas das razões pelas quais a soja é considerada benéfica.

4. Contribui para a prevenção da osteoporose

A soja se consagra como uma fonte potente de minerais que são considerados essenciais para a saúde dos ossos! Alguns desses nutrientes são o cálcio, o fósforo e o magnésio. O vegetal também conta com isoflavonas, composto que é associado à redução da perda de densidade óssea. Confira outros alimentos que podem prevenir a osteoporose.

3. Auxilia a regular o intestino

O vegetal é abundante em fibras, mas também conta com prebióticos naturais em sua composição que podem alimentar as bactérias benéficas que compõem a flora intestinal. Esses dois fatores fazem a soja ser uma aliada do funcionamento do intestino.

2. Controla o açúcar no sangue

Justamente por ser rica em fibras solúveis, a soja se consagra como uma excelente pedida de alimento para aquelas pessoas que desejam regular o açúcar no sangue. As fibras retardam a absorção do açúcar no intestino, o que evita os picos de glicose.

1. Protege o coração

Por ser rica em fibras e possuir propriedades antioxidantes, tais quais as isoflavonas, a soja pode contribuir para a diminuição dos níveis de colesterol ruim. Esse acúmulo de gorduras é maléfico e pode causar uma série de complicações, como entupimento arterial.


Fontes: