3 alimentos que ajudam a controlar a fome e evitar a compulsão

Saiba quais são os alimentos que podem ajudar você a controlar o apetite e manter a compulsão alimentar longe!

FacebookTwitterWhatsApp

Esses alimentos podem auxiliar você a controlar a compulsão alimentar. - MAM_SP / iStock
Esses alimentos podem auxiliar você a controlar a compulsão alimentar. - MAM_SP / iStock

Sabemos que os transtornos alimentares são, infelizmente, bastante comuns. Entretanto, há algumas dicas certeiras que você pode aderir para combater e controlar a compulsão alimentar.

A compulsão alimentar é um distúrbio que aflige homens e mulheres de todas as idades e está normalmente ligada a alguma desordem de saúde mental, como a ansiedade e a depressão.

O distúrbio possui algumas formas de tratamento que podem ser certeiras! Além do acompanhamento psiquiátrico e psicológico, para que seja feito o combate à ansiedade, depressão e até mesmo à dismorfia corporal que pode ser causada pela enfermidade, ter um acompanhamento de um endocrinologista e de uma nutricionista se mostra fundamental.

A dieta é parte essencial para que a compulsão alimentar seja combatida de forma assertiva! Afinal, ingerir os alimentos corretos pode auxiliar através da sensação de saciedade, além de manter o corpo devidamente nutrido. 

3 alimentos que ajudam a controlar a compulsão alimentar

1. Frutas

Uma dieta rica em alimentos que tenham bastante fibra na sua composição podem proporcionar maior sensação de saciedade, portanto, se alimente de frutas como o mamão, que é rico em fibras, vitaminas e água.

2. Hortaliças

Além de serem ricas fontes de sais minerais, ferro, vitaminas e antioxidantes, as hortaliças também são ricas em fibras e podem ser uma excelente saída para quem deseja driblar a compulsão alimentar. Alguns exemplos de hortaliças são: abóbora, cebola, cenoura, berinjela, batata e batata-doce.

3. Gorduras boas e proteínas

Tanto as gorduras insaturadas quanto os alimentos proteicos podem ser excelentes alternativas para quem busca controlar o apetite. Alguns exemplos são o abacate e as castanhas. Quanto aos alimentos proteicos, podemos citar o feijão e a lentilha.


*Matéria escrita por Thyago Murad e revisada clinicamente pela nutricionista Dra. Márcia França.


Fontes consultadas: