Compulsão alimentar: o que é, sintomas e tratamentos

Saiba o que é o transtorno de compulsão alimentar, os sintomas e como tratar essa condição de forma efetiva!

FacebookTwitterWhatsApp

A compulsão alimentar é um transtorno mais comum do que se imagina. - Doucefleur / iStock
A compulsão alimentar é um transtorno mais comum do que se imagina. - Doucefleur / iStock

Você provavelmente já ouviu falar de compulsão alimentar. Essa doença acomete 2% dos homens e 3,5% das mulheres da população global. Mas afinal, o que exatamente é a compulsão alimentar, quais são os seus sintomas e tratamentos? Vamos te contar.

A compulsão alimentar é o oposto da anorexia nervosa. Enquanto pessoas com anorexia nervosa evitam comer e podem induzir vômitos, usar laxantes ou fazer jejuns excessivos, aqueles com compulsão alimentar têm um desejo incontrolável de comer e podem ingerir uma quantidade de alimento muito maior do que normalmente consumiria, podendo levar a quadros de obesidade, diabete e hipertensão.

Como saber se você tem compulsão alimentar

É muito comum que casos de compulsão alimentar estejam relacionados a outros problemas como a depressão e a ansiedade, por exemplo. No entanto, somente através do acompanhamento psicológico e nutricional é possível realizar o diagnóstico.

Para ser diagnosticada com compulsão alimentar, a pessoa precisa:

  • sofrer com episódios de compulsão semanalmente por pelo menos 3 meses;
  • apresentar falta de controle em relação à alimentação;
  • comer grandes quantidades de alimento;
  • fazer as refeições sozinho por vergonha;
  • apresentar sensação de culpa e se sentir deprimido após comer em excesso.

Apesar de ser algo danoso e preocupante, o transtorno de compulsão alimentar pode ser tratado de forma eficaz quando diagnosticado! Alguns dos principais meios de tratamento são a terapia comportamental e a psicoterapia. Em casos mais graves, há profissionais que podem até mesmo receitar a utilização de medicamentos específicos para auxiliar no tratamento.


Fonte consultada: