Descubra como exercícios podem turbinar seu cérebro e desvende os segredos da ciência sobre a conexão entre movimento e memória.
Você tem problemas de memória e vive esquecendo o que ia falar ou até mesmo o que ia fazer? Então essa matéria é para você. Que as atividades físicas são essenciais para quem visa ter um estilo de vida saudável, equilibrado e mais longevo, não é novidade para ninguém! Mas você sabia que os exercícios podem ajudar na memória?
Uma pesquisa recente, após analisar um total de 10.125 participantes saudáveis, apontou que as atividades físicas têm o poder de contribuir positivamente para a saúde da memória. E essa não é a única pesquisa que aponta este fato; cada vez mais pesquisas apontam que as atividades físicas podem auxiliar a memória, além de contribuir para a melhora do condicionamento físico, controle da ansiedade e qualidade do sono.
Em um outro estudo realizado com ratos em dois laboratórios da Universidade de Basileia, na Suíça, cientistas constataram que a prática de atividades físicas pode contribuir para a melhora da saúde cerebral. Nesse estudo foi descoberto que as células produzidas pela musculatura quando praticamos exercícios físicos podem chegar ao cérebro e melhorar a saúde dos neurônios.
Postagens relacionadas
O experimento também apontou que os animais que tinham uma condição similar ao Alzheimer obtiveram resultados satisfatórios. Segundo publicação do jornal O Globo, pesquisas anteriores comprovam que os os músculos humanos produzem o mesmo tipo de células.
Outros estudos conduzidos tanto em humanos quanto em animais, apontam que a prática de exercícios físicos estimula a criação de novos neurônios no centro cerebral da memória, além de proporcionar mais longevidade para essas células, o que auxilia na formulação de pensamentos e na memória.
Portanto, pode-se afirmar que sim! A prática de exercícios pode sim contribuir positivamente para a saúde cerebral, bem como para a memória.