3 melhores chás para tomar na menopausa que você precisa conhecer

Conheça as melhores opções de chás para tomar na menopausa e garantir que vai combater os sintomas de forma natural!

FacebookTwitterWhatsApp

Galina Zhigalova / iStock
Galina Zhigalova / iStock

Ondas de calor repentinas, tonturas, insônia e até mesmo ganho de peso inesperado! Esses são alguns dos sintomas que acometem as mulheres de 45 a 55 anos que estão passando pela menopausa.

Esses sintomas podem ser uma verdadeira pedra no sapato, atrapalhando a rotina e as atividades cotidianas! A menopausa marca o período do encerramento do ciclo reprodutivo feminino e é certamente um momento de transição bastante marcante.

Entretanto, você acreditaria se nós te contássemos que há formas naturais de dar um jeito nos sintomas da menopausa? Pois é, além de investir em uma alimentação balanceada, é possível incluir o consumo de alguns chás na sua rotina.

Fique conosco para conhecer as infusões que prometem ajudar você a lidar com a menopausa!

3 melhores chás para tomar durante a menopausa

3. Chá de sálvia

Essa bebida é rica em alcaloides, flavonoides, compostos fenólicos e terpenos. Esses componentes podem ajudar a aliviar o calor excessivo e o suor noturno durante a menopausa. A infusão não deve ser consumida por quem tem epilepsia.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas de sálvia
  • 1 xícara de água

Modo de Preparo:

Ferva a água e despeje-a em uma xícara. Adicione as folhas de sálvia e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe o chá, deixe amornar e consuma 1 xícara, 3 vezes ao dia.

2. Chá de erva-e-são-cristóvão

Feito a partir da planta medicinal Cimicifuga racemosa, essa bebida é rica em flavonóides e óleos que podem auxiliar a lidar com os sintomas da menopausa, tal qual a onda de calor, ansiedade e as mudanças de humor.

Ingredientes:

  • 1 colher de folhas secas de erva-de-São-Cristóvão
  • 180 mL de água

Modo de Preparo:

Adicione a erva-de-São-Cristóvão à água quente e deixe em infusão por 3 minutos. Coe, deixe amornar e consuma de 2 a 3 vezes ao dia, preferencialmente após as refeições.

1. Chá de amoreira

Rica em  fitoestrógenos, compostos que podem ajudar a equilibrar os níveis hormonais e aliviar sintomas da menopausa, essa bebida pode ser uma aliada de quem está passando por esse momento, auxiliando com questões como dificuldade de memória, baixa energia, mudanças de humor e insônia.

Ingredientes:

  • 10 folhas frescas de amoreira
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Ferva a água e, em seguida, adicione as folhas de amoreira previamente lavadas e picadas. Deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Coe e consuma o chá ao longo do dia.