Saiba se é verdade que existe chá para regular a menstruação e quais bebidas são essas!
Os chás estão entre as bebidas mais consumidas e amadas do mundo, sendo muito usados como remédios naturais para curar uma série de enfermidades e condições. Recentemente, tem se espalhado pela internet diversos vídeos de pessoas que dão dicas de chás que prometem combater a menstruação atrasada. Mas será mesmo que existem infusões que regulam a menstruação?
Bem, segundo especialistas da área da saúde, apesar de determinados tipos de ervas conterem propriedades que podem acelerar o começo do ciclo menstrual, quando consumidas em alta concentração, não há evidências científicas que comprovem as quantidades necessárias de consumo para a obtenção de resultados expressivos.
Dessa forma, é correto afirmar que alguns chás como chá de canela, gengibre, sene e folha de framboesa podem exercer certa influência no ciclo menstrual. Contudo, é preciso ter em mente que esta não é uma prática recomendada por médicos, afinal mais estudos são necessários para saber a eficácia e dosagem para este tipo de tratamento.
Postagens relacionadas
O ciclo menstrualcostuma começar de forma natural e ocorre, em média, a cada 28 dias. Os principais hormônios envolvidos neste processo são o estrogênio e a progesterona. Esses hormônios são os repsonsáveis por regular o crescimento e a liberação do óvulo, além de preparar o útero para uma possível gravidez.
Irregularidades menstruais são relativamente comuns e podem ser causadas por diversos fatores além da gravidez, tais como: estresse, síndrome de ovários policísticos, distúrbios alimentares e diversas outras causas. Sendo assim, caso você sofra com este problema regularmente o ideal é procurar um ginecologista de confiança para investigar as causas.
No entanto, como a falta de regularidade no ciclo pode impactar significativamente a qualidade de vida, enquanto a causa é investigada pelo ginecologista, você pode buscar ajuda de uma nutricionista e até mesmo de preparadores físicos. Isso porque diversos estudos apontam que uma dieta rica em nutrientes e a prática regular de exercícios podem ajudar a equilibrar os hormônios, contribuindo para a melhora e a regularidade do ciclo menstrual.