Dieta “arrozempic”: entenda tudo sobre o regime que viralizou no TikTok

Fique por dentro da dieta "arrozempic", ou "ricezempic", que viralizou nas redes e promete um emagrecimento milagroso.

FacebookTwitterWhatsApp

Essa tendência está tomando a cabeça dos usuários do TikTok. - (Reprodução / Divulgação)
Essa tendência está tomando a cabeça dos usuários do TikTok. - (Reprodução / Divulgação)

As receitas supostamente milagrosas e que prometem um emagrecimento rápido não param de surgir e a novidade do momento é a dieta “arrozempic”, ou “ricezempic”. Tal qual a trend da água de girino para emagrecer, essa dieta se tornou popular entre os usuários do TikTok.

Mesclando arroz com o nome do medicamento Ozempic, uma medicação para controle do diabetes, mas que se tornou viral pelos seus efeitos na perda de peso e conquistou até mesmo celebridades, como Jojo Todynho e Oprah, essa dieta dividiu opiniões.

O “arrozempíc” tem a premissa de emagrecer de forma eficiente e rápida, com o benefício de poder ser feito em casa. Há relatos de usuários da rede social que aderiram a tendência do “ricezempic” e chegaram a perder até seis quilos. Para realizar a receita, os usuários da rede de vídeos curtos utilizam arroz, água e suco de limão.

O arroz é deixado de molho na água durante uma noite inteira, na manhã seguinte os grãos são coados e a água é mesclada com suco de limão para em seguida, ser consumida. A recomendação dos usuários do TikTok é de que essa bebida seja consumida pelas manhãs, uma vez ao dia.

A mescla supostamente contribui para a perda de peso através do amido presente nela, que contribuiria para proporcionar uma sensação de saciedade prolongada, suprimindo o apetite e diminuindo a ingestão de calorias diárias. Esse processo se assemelha ao efeito do remédio Ozempic no organismo, por isso os usuários das redes chamaram a tendência de “arrozempic”.E

Apesar de ter fundamento e poder auxiliar a controlar o apetite, vale ressaltar que essa receita não passa de mais uma tendência viral das redes sociais a fim de lograr um emagrecimento sem medir as consequências.

O “arrozempic” não possui nenhuma comprovação científica do seu funcionamento. Em entrevista ao site Health, o especialista Scott Keatley afirmou: "Água de arroz pode trazer alguns benefícios nutricionais, como fornecer uma fonte de energia de seu teor de amido, mas não há evidências que sugiram que ela tenha propriedades com impacto significativo na perda de peso, especialmente de maneira equivalente a medicamentos para diabetes como o Ozempic".