Chá pode ajudar no ciclo menstrual? Veja o que se sabe

Entenda se de fato chá pode auxiliar no ciclo menstrual e contribuir para que você deixe a sua menstruação em dia!

FacebookTwitterWhatsApp

Entenda se essas bebidas realmente podem ajudar no período menstrual. - Andrii Zorii / iStock
Entenda se essas bebidas realmente podem ajudar no período menstrual. - Andrii Zorii / iStock

Os chás estão entre os remédios naturais mais populares de todos. Baratas, fáceis de fazer e saborosas, essas infusões podem auxiliar em uma grande gama de questões de saúde. Mas será que chá pode ajudar a regular o ciclo menstrual?

Sabemos que quando se trata do ciclo menstrual, o assunto é delicado. Afinal, quando o fluxo de menstruação demora, é comum que quem tem útero acabe ficando preocupado com possíveis gravidez ou algum problema de saúde.

Cientificamente, não há comprovação definitiva de que os chás possam de fato acelerar ou atrasar o ciclo menstrual. Isso gera um debate e até mesmo uma certa discordância entre os profissionais da saúde. O que se sabe é que algumas ervas e infusões feitas a partir delas, tem o poder de incentivar contrações uterinas, o que pode acabar acelerando o começo do ciclo menstrual de forma mecânica. 

Os especialistas chamam a atenção para o fato de que não se sabe qual é a dosagem ideal para que esse efeito seja obtido. Os organismos reagem de forma individual e diferente, portanto, não há uma determinação do que seria uma dosagem de consumo segura desses chás.

O consumo excessivo de alguns tipos de chá pode ser extremamente danoso para a saúde, podendo causar até mesmo irritações nas mucosas e no aparelho digestivo! Outro ponto é que nem todo o tipo de pessoa pode consumir qualquer tipo de chá, uma vez que algumas bebidas possuem contraindicações. 

Sendo assim, se você sofre constantemente com problemas no ciclo menstrual, o ideal é procurar um ginecologista e compartilhar a sua preocupação. Outra recomendação é fazer um acompanhamento nutricional para garantir que esteja tendo uma alimentação saudável e equilibrada.


*Matéria escrita por Thyago Murad e revisada clinicamente pela nutricionista Dra. Márcia França.


Fontes: