Canela-de-velho: saiba para que serve e como fazer o chá

Entenda o que é, para que serve, quais benefícios e como fazer o famoso chá canela-de-velho, que pode contribuir para o seu bem-estar!

FacebookTwitterWhatsApp

Esse chá pode ser bastante benéfico para a saúde, saiba quais! - fatih OGUZCAN / iStock
Esse chá pode ser bastante benéfico para a saúde, saiba quais! - fatih OGUZCAN / iStock

Nos últimos anos, a medicina alternativa tem ganhado cada vez mais adeptos que buscam tratamentos naturais e eficazes para diversas condições de saúde. Entre as inúmeras opções disponíveis, os chás de plantas medicinais se destacam pela sua simplicidade e benefícios. Se esse é o seu caso, provavelmente já ouviu falar da canela-de-velho. Mas você sabe o para o quê ela serve e como fazer o chá? Fique com a gente que vamos explicar!

O que é canela-de-velho?

A canela-de-velho (Miconia albicans) é uma planta brasileira que tem ganhado destaque devido às suas propriedades medicinais. Utilizada principalmente na forma de chá, essa erva tem sido uma aliada no tratamento de diversas condições de saúde, especialmente as relacionadas a dores e inflamações.

O chá pode ser facilmente encontrado em mercados e alguns dos seus principais usos são para o alívio de dores, melhora no processo digestivo, prevenção do diabetes e do câncer, bem como para evitar o envelhecimento precoce. Outros usos são para o tratamento de condições como artrite, artrose e reumatismo, bem como para tratar torcicolo e processos inflamatórios.

Como fazer chá de canela de velho

Ingredientes

  • 70 g de folhas secas de canela de velho
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  1. Ferva a água: Coloque 1 litro de água em uma panela e leve ao fogo até ferver ,adicione as folhas quando a água estiver fervendo. Deixe as folhas ferverem na água por mais 5 a 10 minutos.
  2. Descanse: Após a fervura, retire a panela do fogo e deixe o chá descansando por cerca de 10 minutos.
  3. Coe: Após o tempo de descanso, coe o chá para remover as folhas.

Observação sobre o consumo: É necessário ter moderação na hora de consumir essa infusão! Se consumido em excesso, os ativos desse chá podem ocasionar em problemas digestivos. A recomendação é de que o chá seja bebido de uma há duas vezes por dia.


*Matéria escrita por Thyago Murad e revisada clinicamente pela nutricionista Dra. Márcia França.


Fontes consultadas: