Você precisa saber como o estresse pode afetar o seu processo de emagrecimento e como controlar a frustração, ansiedade e a irritação!
Quando se trata de emagrecer e dar adeus aos quilos a mais, há muitos fatores em jogo! Afinal, esse processo pode ser bem mais complexo do que parece e vai muito além da alimentação saudável.
Além da alimentação um outro fator pode afetar diretamente o seu processo de perda de peso: o estresse. Pode parecer estranho, mas o emocional afeta de forma direta o seu corpo e nós vamos te ajudar a entender como e por que disso acontecer.
Se o seu objetivo é emagrecer, além de seguir uma dieta balanceada, rica em nutrientes, e de manter uma boa rotina de exercícios físicos, é essencial controlar o estresse! Em situações tensas e estressantes, o cortisol, que é o "hormônio do estresse", acaba sendo liberado. Em excesso, esse hormônio pode ser um grande inimigo.
Postagens relacionadas
Como explicado acima, o cortisol é um hormônio produzido pelo corpo humano. Ele é responsável por atuar em diversos processos fisiológicos, que vão desde o controle do açúcar no sangue até o combate a inflamações.
Mas, além disso, o cortisol também está diretamente ligado ao ritmo circadiano do corpo. Sendo assim, um dos principais efeitos do cortisol no organismo é liberar energia em situações adversas para que o sistema nervoso possa controlar os níveis de estresse, por isso é comumente chamado de “hormônio do estresse”. Dessa forma, quando o corpo identifica uma situação potencialmente ameaçadora, o cortisol é liberado com o objetivo de conservar energia, regular o humor e controlar a pressão arterial.
Quando há um aumento exacerbado do cortisol e de forma prolongada, esse hormônio pode acabar contribuindo para a perda de massa muscular e o acúmulo de gordura – especialmente na região abdominal. Sabe aqueles pneuzinhos que você tanto quer perder? O cortisol pode ser um dos grandes causadores deles. Isso ocorre devido à quebra das proteínas que acabam resultando em um depósito e acúmulo de gordura. Para além disso, o cortisol excessivo pode ocasionar um aumento da fome.
É imprescindível buscar uma válvula de escape para que você consiga sair das situações estressantes e relaxar. Uma dica certeira é apostar na prática de exercícios físicos e contar com o acompanhamento de profissionais que possam auxiliar você ao longo do seu processo de emagrecimento.
Separar um tempo para o lazer e fazer o acompanhamento psicológico também são fundamentais para controlar o estresse.