Descubra como o estresse impacta o seu intestino, causando prisão de ventre, e aprenda estratégias eficazes para prevenir e aliviar o problema.
Você possivelmente já ouviu falar de pessoas que quando ficam estressadas, acabam tendo sintomas como diarreia ou ânsia de vômito, não é mesmo? Mas você sabia que o estresse também pode acabar causando prisão de ventre? Vamos explicar o motivo e ajudar você a evitar isso.
Você também pode se interessar por:
Pode parecer engraçado pensar nisso, mas os fatores emocionais têm uma influência direta no funcionamento intestinal e na saúde do aparelho digestivo. A sensibilidade e as alterações no funcionamento do intestino podem variar de acordo com cada indivíduo, entretanto, todos estamos sujeitos a essas mudanças. Mulheres, por exemplo, têm tendência a sofrer com prisão de ventre quando fazem viagens ou estão em dias de mau humor.
Postagens relacionadas
Alguns problemas que podem surgir devido a questões emocionais que afetam o funcionamento intestinal são:
Para evitar que o emocional tenha tamanha influência no aparelho digestivo, é recomendado investir em uma dieta balanceada e funcional.
Segundo especialista em entrevista ao programa Bem Estar, é imprescindível manter uma alimentação que contribua para a boa saúde da flora intestinal e para o equilíbrio da presença de bactérias boas e ruins no intestino.
Os alimentos probióticos, como são chamados, possuem bactérias boas e que fazem bem ao aparelho digestivo. A ingestão de fibras e o consumo adequado de água também são imprescindíveis. Além da alimentação, outra atitude que pode auxiliar a melhorar o funcionamento intestinal é a prática regular de atividades físicas.
Um dos alimentos ricos em fibras e que pode auxiliar a regular o intestino é o mamão. Saiba como utilizar o mamão para ajudar a soltar o intestino!
As informações da matéria são baseadas em publicação do site G1.