Dormir emagrece? Entenda o papel do sono na perda de peso

Entenda o papel do sono no processo de emagrecimento e como dormir bem pode ajudar você a perder aqueles quilos extras!

FacebookTwitterWhatsApp

O sono pode influenciar diretamente no processo de emagrecimento e você precisa entender como! - Prostock-Studio / iStock
O sono pode influenciar diretamente no processo de emagrecimento e você precisa entender como! - Prostock-Studio / iStock

Sabemos que quando se trata de emagrecer, logo vem à mente duas coisas: praticar exercícios regularmente e manter uma dieta equilibrada, não é mesmo? Entretanto, o sono também pode ter um papel fundamental nesse processo.

Essencial para manter o equilíbrio da saúde e auxiliar a fortalecer o sistema imunológico, um sono de qualidade também pode ser fundamental para quem está em busca de perder aqueles quilinhos a mais! Quer entender o porquê? Vamos te explicar.

Durante o sono, ocorrem processos extremamente importantes, como a regulação da produção dos hormônios leptina e grelina, que são essenciais para controlar o apetite e proporcionar a sensação de saciedade.

A falta de um sono de qualidade também pode levar ao mau processamento dos nutrientes ingeridos ao longo do dia, o que pode levar a uma baixa energia. Além disso, uma má qualidade de sono pode acabar causando um desaceleramento do metabolismo, o que ocasiona uma queima de calorias mais lenta e em menor intensidade.

Pode parecer bobagem, mas manter um sono de boa qualidade pode ajudar até mesmo na tomada de decisões e no controle de impulsos. Uma noite bem dormida pode garantir que você vai conseguir manter a sua cabeça focada na dieta e evitar aquelas escolhas duvidosas na hora de fazer as suas refeições.

Portanto, se você deseja dormir melhor e garantir que o seu processo de emagrecimento seja bem sucedido, as principais dicas são:

  1. Estabelecer uma rotina com horários bem definidos para dormir e acordar.
  2. Garantir que o seu quarto esteja confortável o suficiente para você descansar sem preocupações.
  3. Evitar o consumo de substâncias que possam ser estimulantes antes de dormir, como a cafeína.
  4. Não use dispositivos eletrônicos na hora de dormir, isso pode atrapalhar o processo de relaxamento.

Fontes consultadas: