4 vitaminas que são essenciais para os idosos

Saiba quais vitaminas e nutrientes são essenciais para os idosos a fim de garantir uma boa saúde na terceira idade.

FacebookTwitterWhatsApp

PeopleImages / iStock
PeopleImages / iStock

Envelhecer é um processo natural e inevitável, entretanto, isso não torna o envelhecimento algo menos difícil de se lidar. Sabemos que quanto mais a idade chega, mais o corpo sente! Por isso, é imprescindível tomar alguns cuidados para envelhecer da melhor forma possível.

As necessidades nutricionais do corpo vão se ajustando e modificando conforme o envelhecimento acontece, por isso, é necessário adaptar a sua dieta e ingestão de alimentos para assegurar que essas necessidades sejam devidamente supridas.

Entender as modificações fisiológicas pode contribuir para uma melhor saúde e bem-estar na terceira idade, prevenindo algumas doenças. Fique conosco para saber quais são as vitaminas que são essenciais para os idosos e que você precisa incluir na sua rotina.

4 vitaminas que são essenciais para os idosos

1. Vitamina A

A vitamina A é fundamental para manter a saúde da pele e dos olhos, além de atuar como um poderoso antioxidante, protegendo as células. Esse nutriente pode ser encontrado em diversos alimentos, como a cenoura, a manga e a batata doce.

2. Vitamina C

Esse nutriente é crucial para manter a saúde, especialmente na fase da terceira idade. Suas propriedades antioxidantes protegem as células contra os danos provocados pelos radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico e reduzindo o risco de doenças. Algumas fontes ricas em vitamina C são o limão, a laranja e o abacaxi.

3. Vitamina D

Conhecida como a "vitamina do sol", a vitamina D é produzida naturalmente pela pele quando exposta à luz solar e é fundamental para a absorção de cálcio e fósforo, que são essenciais para manter os ossos e dentes saudáveis. Além de fortalecer a estrutura óssea, a vitamina D auxilia o sistema imunológico, ajudando a prevenir infecções e doenças.

4. Cálcio

O cálcio é um nutriente fundamental para garantir a saúde e a força de ossos e dentes. Além disso, ele é crucial para processos como a coagulação do sangue, a contração dos músculos e a transmissão de sinais entre os nervos. A falta desse mineral pode resultar em osteoporose, uma condição que enfraquece os ossos e eleva o risco de fraturas, especialmente entre pessoas mais velhas.