Seca e fumaça exigem mudanças na alimentação; veja dicas

Confira quais são as melhores dicas de mudanças na alimentação para lidar com a seca e a fumaça a fim de manter uma boa saúde!

FacebookTwitterWhatsApp

Liudmila Chernetska / iStock
Liudmila Chernetska / iStock

Em setembro estamos enfrentando dias complicados quando o assunto são as mudanças climáticas! Fomos assolados por uma onda de calor que elevou as temperaturas de forma inédita para o nono mês do ano, mas além disso, a seca chegou com tudo e esses fatores combinados com a fumaça proveniente das queimadas, tornaram esse mês uma provação para a saúde.

A alimentação está entre os principais fatores para manter um corpo saudável e a imunidade forte, no período de seca, a alimentação também possui um papel fundamental para manter a imunidade alta e auxiliar o corpo a enfrentar os desafios da baixa umidade no ar.

Siga conosco e veja dicas que podem contribuir para manter a saúde nos dias de menor umidade.

4 dicas de alimentação para lidar com o clima seco

Manter a dieta adequada e o mais saudável possível durante os dias de clima seco faz toda a diferença para o bem-estar, assegurando que o organismo funcione adequadamente.

1. A hidratação é a sua melhor amiga

Com a baixa umidade do ar há um aumento do risco de desidratação, portanto, além de consumir bastante líquido, é importante adicionar à alimentação frutas ricas em água, como melancia, melão e laranja! Esses alimentos ajudam a hidratar o corpo e fornecem nutrientes essenciais para a manutenção da saúde.

2. Aposte nos alimentos anti-inflamatórios

O clima seco pode provocar irritações nas vias respiratórias e deixar a pele desidratada, por isso, realizar o consumo de alimentos com antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias é uma excelente maneira de amenizar esses efeitos e fortalecer a imunidade.

3. A vitamina C pode ajudar

No período de menor umidade no ar, o organismo se torna mais vulnerável a infecções respiratórias e por isso, nutrientes como a vitamina C são essenciais para fortalecer o sistema imunológico. Essa vitamina está presente em alimentos como o limão!

4. Evite alimentos industrializados

Alimentos ultraprocessados e com altos teores de sódio, açúcar e gorduras trans podem intensificar a desidratação e piorar a fadiga, sintomas que já são comuns em períodos de clima seco. Por isso, dê preferência ao consumo de alimentos frescos e integrais, que garantem energia contínua e ajudam a manter o corpo em equilíbrio.