'Água de girino' para emagrecer? Saiba se a trend do momento funciona e é segura

Saiba se incluir a "água de girino" em sua rotina realmente é bom para emagrecer e se essa trend é segura para a saúde!

FacebookTwitterWhatsApp

Cibreo-Editors / iStock
Cibreo-Editors / iStock

E se nós te contássemos que beber “água de girino” pode ser uma forma eficiente de dar adeus ao excesso de peso, você acreditaria? Pode parecer uma verdadeira loucura, mas essa é a tendência que está tomando conta do TikTok e das demais redes sociais.

Não é novidade que a cada dia surgem mais receitas supostamente milagrosas e que prometem um emagrecimento rápido. A trend viral do momento promete contribuir para o emagrecimento e auxiliar quem deseja queimar gordura sem se dedicar a dietas e muitos exercícios.

Mas afinal, o que é essa bebida de aparência peculiar? Vamos te ajudar a entender

O que é água de girino?

A tendência de beber água de girino consiste em ingerir um líquido de aparência viscosa e que foi nomeado dessa forma por se assemelhar à aparência de larvas de sapo, ou seja, girinos.

Entretanto, apesar do visual de fato lembrar os filhotes de anfíbios, a bebida não envolve nenhum tipo de animal ou larva! Na verdade, a água de girino é uma receita com ingredientes simples e que supostamente é eficaz para o emagrecimento.

O líquido que viralizou é composto de água, sementes de chia e suco de limão, por conta disso, a bebida apresenta a aparência viscosa, não muito atraente e com pontinhos pretos que lembram os filhotes de sapo.

Beber água de girino é seguro e funciona mesmo?

Os profissionais da nutrição apontam que incluir água de girino na sua rotina pode sim contribuir para o processo de emagrecimento. Isso se deve ao fato das sementes de chia serem poderosas fontes de fibras hidrossolúveis, que quando entram em contato com líquidos, formam um gel que quando ingerido proporciona uma sensação de saciedade.

Através disso, há um auxílio no controle do apetite e uma redução no número de calorias ingeridas, o que ajuda no emagrecimento. Mas afinal, aderir a esse método é seguro?  Parcialmente, uma vez que as sementes de chia podem causar asfixia,  se consumidas desidratadas.

O consumo excessivo da chia também pode acarretar em desconfortos gástricos e problemas no intestino! Quem tem diverticulite, por exemplo, deve evitar a chia e sementes a todo o custo.