3 nutrientes que toda mulher de 50 anos devem incluir na dieta segundo especialistas

Saiba quais nutrientes que toda mulher de 50 anos deve incluir na rotina alimentar para assegurar uma boa saúde e não ter problemas!

FacebookTwitterWhatsApp

Esses nutrientes podem melhorar a saúde se mulheres de meia idade. - jacoblund / iStock
Esses nutrientes podem melhorar a saúde se mulheres de meia idade. - jacoblund / iStock

Quanto mais envelhecemos, mais mudanças ocorrem em nosso organismo e as prioridades também devem mudar a fim de garantir que as novas necessidades do corpo sejam devidamente supridas.

Não é todo dia que se faz 50 anos, e quando se trata da saúde da mulher, esse momento pode ser bastante delicado por conta da menopausa. Os especialistas apontam que as mulheres “50+” precisam ter a atenção redobrada quanto a sua nutrição a fim de manter a saúde em dia.

O médico Daniel Benitti, em entrevista ao Metrópoles, afirmou que há três nutrientes que podem ser adquiridos através da alimentação facilmente e assegurar uma boa manutenção do organismo das mulheres de meia idade.

Benitti ressalta que a creatina, a proteína e o cálcio são essenciais. Sobre isso, o especialista explicou:  “A creatina tem na carne vermelha e em suplementos. Uma excelente fonte de proteína é o whey protein, existe a opção de isolado e hidrolisado que não contém caseína e lactose. Considero iogurte uma excelente fonte de cálcio”.

Sobre a creatina, o nutriente é fundamental para a recuperação muscular e o bom funcionamento dos tecidos, além de contribuir para a regeneração dos músculos, contribuir para o ganho de massa magra e até mesmo para a saúde cognitiva.

O médico ainda destaca que o café da manhã é uma refeição muito importante e afirma que uma forma de assegurar um bom funcionamento intestinal é apostar na ingestão de iogurtes naturais na primeira refeição do dia: “Vai ter proteína, probiótico, prebiótico e energia para pessoa começar bem o dia. Se misturar uma fruta ainda ganha fibra para ajudar na saúde intestinal”.

É importantíssimo focar na inclusão de alimentos ricos em proteínas magras na rotina alimentar, seja em carnes magras, vegetais ou até mesmo oleaginosas como a chia, a linhaça e as castanhas. As proteínas são essenciais para a manutenção dos tecidos e da musculatura.

Quanto ao cálcio, é inegável que a principal fonte do nutriente é o leite e todos os seus derivados, como o queijo. Entretanto, é possível obter cálcio através da ingestão de alguns frutos do mar, por exemplo.  O nutriente é fundamental para a manutenção da saúde dos ossos. Daniel também alerta para os discos de ingestão excessiva de açúcar! Sobre isso, o profissional explicou: “Uma dieta rica em açúcar pode levar à deficiência de cálcio e vitamina D”.